PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS

 

Referência: CARVALHO, Marly Monteiro de. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerir projetos. / Marly Monteiro de Carvalho e Roque Rabechini Jr. São Paulo, Atlas: 2011.

 

QUALIDADE

 

 

1) Considerações relativas a custo e benefício

O planejamento da qualidade do projeto deve considerar os trade offs de custo e benefício. Embora o empregos sistemático da gestão da qualidade permita reduzir desperdícios, tais como retrabalho e refugos, melhorando a produtividade, existem custos associados à qualidade que devem ser considerados. O PMI considera três tipos de custo: custo da prevenção, custo da avaliação e custo da falha. O custo total da qualidade é a soma dessas três categorias de custo.

O principal problema da teoria convencional de custos da qualidade, é que se assume um ponto ótimo de investimento em qualidade a partir do qual haverá prejuízo. Os teóricos da melhoria continua criticam essa abordagem, pois ela pode gerar estagnação, e propõem a abordagem, na qual não existem um ponto ótimo e os investimentos em qualidade

 

RECURSOS HUMANOS

 

2) Para que serve a matriz de responsabilidade?

Para relacionar as pessoas (quem) com o trabalho (faz o que). É uma forma sintetizada das informações de relacionamentos escopo x recursos humanos. Essa ferramenta, além de relacionar o escopo com os recursos, através do estabelecimento de responsabilidades, também poderá informar quais interessados que aprovam; quais são informados e quais são consultados.

 

3) Disserte sobre nivelamento de recursos.

O exame das necessidades de recursos em projetos é baseado na programação das atividades. Normalmente, as atividades são programadas pelos tempos mais cedo, o que, invariavelmente, gera um acúmulo de recursos em alguns períodos do projeto. Portanto, o nivelamento de recursos tem como objetivo eliminar picos de utilização de recursos e suavizar sua flutuação no tempo. Para tal, as folgas associadas às tarefas não críticas são utilizadas.

 

COMUNICAÇÕES

 

4) O que deve conter um plano das comunicações do projeto?

O plano de gerenciamento das comunicações de um projeto é um documento que deverá conter:

  • As informações que cada interessado deverá receber, incluindo formato, conteúdo e nível de detalhamento;
  • O meio da mídia e tecnologia pela qual a informação será distribuída;
  • A frequência na qual cada interessado precisa da informação em questão;
  • O controle para envio e recebimento.

Além desse documento, deverão fazer parte do plano das comunicações do projeto, os cronogramas de reunião. Visando melhorar o nível de gerenciamento, os cronogramas de reunião servem para que os interessados tenham maior transparência com as decisões. Um cronograma de reunião deverá conter basicamente:

  • Datas das reuniões;
  • Locais;
  • Tipo da reunião;
  • Lista dos convocados;
  • Pauta;
  • Duração;
  • Responsabilidade;
  • Envio de documentação adequada.

 

 

5) Quais os principais elementos que deve conter um relatório de desempenho de projetos que será orientado à alta administração da empresa?

Um relatório de desempenho de projetos deve conter os seguintes grupos de informações:

  • Análise da curva S;
  • Análise dos desvios;
  • Projeção dos custos finais;
  • Maiores problemas;
  • Soluções.

 

RISCOS

 

 

6) Apresente as fases iniciais da gestão de riscos.

As fases iniciais da gestão dos riscos de acordo com Kerzner (2015):

  • Identificação dos riscos: Processo de verificar e documentar os riscos relacionados as áreas de programa e aos processos técnicos.
  • Realizar a análise (avaliação) dos riscos: Avaliar cada risco estimado para antecipar os possíveis impactos causados no projeto. Nesta fase são inseridas as análises quantitativas e qualitativas.
  • Planejar as respostas aos riscos: Ocorre a identificação, avaliação, seleção e implementação de uma ou mais estratégias com a intenção de determinar os níveis aceitáveis de risco, conforme as restrições e objetivos do projeto.
  • Monitorar e controlar os riscos: É o processo que auxilia no rastreamento e avaliação do desempenho das ações de resposta a fim de fornecer insumos para o incremento das estratégias de resposta aos riscos.

 

7) Como podem ser categorizados os riscos?

Os riscos podem ser categorizados conforme as fases do ciclo de vida. (KERZNER, 2015): Aprovação do projeto; Planejamento preliminar e detalhado, execução e encerramento.

 

 

 

AQUISIÇÕES

 

 

8) Critérios que podem ser utilizados na seleção de fornecedores:

É necessário se fazer uma triagem inicial para selecionar os fornecedores. Este processo se divide em duas partes: a de pré-qualificação, onde são analisados o histórico de fornecimentos executados e o atestado, comprovação  de fornecimentos similares; instalações  e recursos disponíveis; qualificação  do corpo técnico e administrativo; dados financeiros como balanços contábeis ; e atestados jurídico-financeiros.

Os que passarem pela pré-qualificação, podem ser visitados, além de se obter outras evidências com referências coletadas de outros clientes.

Os principais critérios que podem ser utilizados na seleção de fornecedores são: Qualidade , Preço, Confiabilidade, Experiência, Tecnologia e Atendimento.

É necessário utilizar  alguma sistemática de avaliação das propostas, com critérios de escolha bem estabelecidos, pesos e análise das soluções propostas. É bom fazer uso de técnicas de seleção multicritérios. Uma ferramenta bastante utilizada para a classificação de fornecedores é a AHP (Analytical Hierarchic Process), que é um método de apoio à decisão eu permite incorporar tanto fatores qualitativos, quanto quantitativos no processo de tomada de decisão.

No AHP , o problema de decisão é estruturado com base em três princípios : da estruturação das hierarquias, do estabelecimento de prioridades e da consistência lógica.

O modelo AHP tem um formato simples, compreendendo um objetivo no topo, seguido de critérios, que podem ser desdobrados em subcritérios nas camadas intermedirias e com as alternativas na base .

Observação: os critérios que aparecem no segundo nível da hierarquia devem traduzir os principais pontos de decisão dos responsáveis pela aquisição no projeto.

Esses critérios variam dependendo do tipo de contrato firmado e podem ser desdobrados em vários níveis caso se julgue necessário maior detalhamento.

O AHP é uma abordagem que permite o tomador de decisão , selecionar o melhor numero de alternativas por critérios múltiplos, como: ambiguidade, risco, conflito de interesses, informações qualitativas e quantitativas.

 

Leave a comment